segunda-feira, 12 de novembro de 2007

"Trust us, we are the government": goodbye privacy


Inúmeros jornais de ontem comentam a declaração de Donald Kerr, deputado e importante oficial da inteligência nacional norte-americana, a respeito do significado da privacidade nos EUA. No momento em que o Congresso debate as regras para as ações de escuta e monitoramento de comunicações privadas por parte do governo, Kerr afirma que é tempo de os americanos redefinirem privacidade. "Privacidade não é mais anonimato", diz o oficial. Trata-se agora de colocar a privacidade a serviço da "segurança" pública. Suas palavras: "Our job now is to engage in a productive debate, which focuses on privacy as a component of appropriate levels of security and public safety". E ainda: "I think all of us have to really take stock of what we already are willing to give up, in terms of anonymity, but (also) what safeguards we want in place to be sure that giving that doesn't empty our bank account or do something equally bad elsewhere."

Kerr menciona serviços da Internet como Myspace, Facebok e Google para argumentar que as novas gerações não entendem privacidade nos "velhos termos", expondo voluntariamente suas vidas on-line. Diz ainda que qualquer um que use o Google sabe que a proteção à privacidade é uma batalha perdida: "Protecting anonymity isn't a fight that can be won. Anyone that's typed in their name on Google understands that."

Ressoa um dos enunciados centrais do Patriot Act: "Trust us, we are the government".

2 comentários:

paoleb disse...

Isso me lembrou a fala do comissário do filme do Fritz Lang "Os Mil olhos do Dr. Mabuse" : "- Quando a policia se interessa por algo, o assunto deixa de ser privado.”

Fernanda Bruno disse...

Obrigada Paola, é ótima essa fala, vou guardar no meu baú.
beijos,
Fernanda