sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Dê um "google" em seus genes


Há cerca de um ano e meio atrás, li num livro sobre o Google que os projetos futuros da empresa envolviam parcerias com biotecnologias e técnicas de mapeamento genético. Embora a prospectiva fizesse todo sentido, uma vez que o Google criou algoritmos capazes de extrair padrões de imensas massas de dados, suspeitei que pudesse ser um palpite duvidoso. Um projeto recente de uma empresa financiada pelo Google, a 23andMe, mostra que o palpite estava certo. A 23andMe, cujo nome se inspira no número de pares de cromossosmos do DNA humano, oferece um serviço genético personalizado que pode ser comprado por 1.000 dólares: você envia à empresa um pouco de sua saliva e ela te devolve uma espécie de mapa de seu genoma, contendo aproximadamente "6000.000 intens de dados sobre o seu genoma".

A novidade não pára aí: a empresa disponibiliza o genoma de seus clientes em seu site na Internet e oferece ferramentas - "web-based interactive tools" - para que cada um realize buscas em seu DNA, descubra peculiaridades da sua identidade genética, explore suas heranças (e nelas as suas doenças virtuais) e mesmo as compare com a de celebridades. Além disso, os clientes da 23andMe poderão partilhar entre si seus genomas, construindo uma espécie de rede social genética, algo como um Orkut biotecnológico (!).

Não é difícil visualizar os valiosos e preocupantes bancos de dados e perfis genéticos que serão gerados a partir daí, contando com o argumento de estarem contribuindo para a descoberta de padrões que podem contribuir para a cura ou prevenção de doenças. Usando o tradicional modelo de proteção à privacidade das redes sociais e outros serviços de busca, a empresa diz que permitirá o acesso de grupos externos ao seu banco de dados, mas sem permitir que estes tomem conhecimento da identidade dos indivíduos envolvidos. Conforme matéria do The Guardian, a 23andMe não é a única empresa a oferecer serviço genético personalizado, a deCode Genetic oferece um serviço similar, o CODEme.

Aos interessados na biopolítica contemporânea, recomendo a navegação cuidadosa por todo o site da 23andMe.


Nenhum comentário: