quinta-feira, 8 de novembro de 2007

RFID em uniformes escolares



Uma escola britânica vem testando a vigilância e o monitoramento de alunos mediante implantação de etiquetas RFID em uniformes escolares. Dez alunos da Hungerhill School são voluntários na testagem do mesmo sistema de vigilância aplicado a prisioneiros em liberdade condicional. Se tais sistemas fossem facilmente visíveis, teríamos uma visão semelhante a da heroína de Europa 51, mencionada por Deleuze, que pensou estar vendo prisioneiros enquanto via operários. No nosso caso, arriscamos tomar estudantes por prisioneiros. Só que lá, nas sociedades disciplinares, o espantoso era semelhança entre instituições, entre um modo de vigiar e ordenar um e outro espaço interior. Aqui, o espantoso é a progressiva indiferenciação entre um dentro e um fora da vigilância e a sua transformação em um "bem" a serviço de todos.

2 comentários:

paoleb disse...

a inglaterra realmente se supera nesta corrida orwelliana... uniformes escolares vigilantes é demais! na escola do meu filho o boletim é on line, direto pros pais, o que já considero uma grande diferenca da minha época, quando eu mesma trazia o boletim anotado a caneta ( e havia quem falsificasse as notas )

Fernanda Bruno disse...

Sim, é demais e esse não é o único caso. Se não me engano, nos EUA há projetos semelhantes.

Claro, o boletim, a expectativa, o próprio gesto "solene" de entregar aos pais, a possibilidade de falsificar ou retardar a entrega, tudo isso dança com esse sistema online. Vamos ver como vai ser como o boletim do meu Antonio...ai, ai, ai ;-)
beijos
Fernanda