sexta-feira, 6 de março de 2009

Simpósio Internacional de Vigilância I

Estamos no terceiro e último dia do Simpósio Internacional sobre Vigilância, segurança e controle social na América Latina. Na primeira sessão - Internet e Vigilância - destaco, em primeiro lugar, o interessante trabalho de Hille Koskela, pesquisadora finlandesa, sobre o Texas Border Watch Program, um caso de vigilância participativo e "voyeurismo patriótico", em que os cidadãos americanos são convidados a participar do programa de vídeo-vigilância da guarda de fronteira do Texas, podendo monitorar de seus computadores, via câmeras IP, as imagens capturadas pelas câmeras do Texas Border Watch Program, tornando-se assim vigilantes participativos na defesa do território americano.
Destaco também o trabalho "Índice de Miopia", de Renata Marquez e Wellington Cançado, no qual os autores realizam um filme utilizando imagens do Google Earth, inspirado no fimle Powers of 10.
Nesse momento, estão sendo apresentados os trabalhos da sessão Novas Tecnologias da VIgilância. Após esta sessão, o Simpósio se encerra com a conferência do Prof. Dr. Nelson Botello, da Universidade Autônoma do Estado do México.

Um comentário:

paoleb disse...

querida, grata por tudo, foi uma experiência e tanto participar deste evento! te mandei um email, espero ve-la em breve. bj