sábado, 14 de março de 2009

Curso Pós-Eco: Vigilância, Atenção e Subjetividade


Iniciei na semana passada a disciplina Tecnologias da Comunicação e Subjetividade no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ. O tema do curso é "Vigilância, Atenção e Subjetividade" e a proposta geral é cruzar duas matrizes decisivas das práticas de vigilância tanto modernas quanto contemporâneas: a matriz que poderíamos vincular mais estreitamente ao exercício do poder - disciplina, controle - e a matriz ligada às tecnologias do espetáculo. Claro que essas matrizes se alimentam e se entrecruzam intensamente na atualidade. A idéia é ver como se dão esses cruzamentos, buscando apreender os processos de atenção, participação e subjetivação aí implicados.
Na próxima aula, tratarei da matriz disciplinar e seu regime de visibilidade na Modernidade. Foucault é o autor central aqui e pretende-se nesta aula não apenas compreender os conteúdos dessa matriz, tal como ele a analisa, mas também o modo como a sua teoria das visibilidades é uma estratégia de seu próprio pensamento.
Além disso, se houver tempo, também analisarei como as tecnologias de produção de imagens dos indivíduos, sobretudo a fotografia, participam desse regime regime de visibilidade, constituindo, de um lado, um modo particular de registro, identificação e conhecimento da individualidade e, de outro, uma extração de tipos, médias, padrões e normas que deveriam expressar e governar categorias gerais das populações.
Os textos de referência são:
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1987
_________ "O olho e o Poder" in Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1993
_________ História da Sexualidade 1 (Cap. IV O dipositivo). Rio de Janeiro: Graal, 1984.
______ As palavras e as coisas (Prefácio). São Paulo: Martins Fontes, 1990
(ver outros)
RAJCHMAN, J. “Foucault’s art of seeing”, October, n. 44, printemps, 1988.
DELEUZE, G. Foucault (Capítulo – Os estratos ou formações históricas: o visível e o enunciável). Lisboa: Vega.
MILLER, J-A. (2000). “A máquina panóptica de Jeremy Bentham” in SILVA, T.T. (Org). O Panóptico. Belo Horizonte: Autêntica.
JAY, M. “Les régimes scopiques de la modernité” in Réseaux, n. 61, septembre-octobre, 1993.
TAGG, J. “The currency of photograph” in Burgin, Victor (Org). Thinking photography. Londres: Macmillan, 1982.
SEKULA, A. "The Body and the Archive". In: October 39: 3-64, 1986.

Nenhum comentário: