quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Warhol e voyeurismo - Blow Job


Há alguns dias postei um trecho do filme Blow Job, de Andy Wahrol, e hoje, por coincidência, me deparo com um bom trecho de Stephen Koch sobre o filme. O trecho se refere ao deslocamento que o filme promove nas relações e pulsões voyeurísticas/exibicionistas, uma vez que de algum modo frustra o voyeurismo do espectador ao manter a câmera no rosto do ator, deslocada do "foco da ação" designado no título. Além do posicionamento da câmera, o voyeurismo é deslocado e de algum modo devolvido ao espectador também pela temporalidade estendida do plano, que se mantém durante todo o filme (30 min), e pela ausência do climax esperado.

"Fica-se à espera, no decorrer do filme, que cheguem aqueles curtos momentos que dêem realmente uma resposta às fantasias pessoais, aos divertimentos e necessidades de cada um. Ficamos penosamente à espera, durante esta diversidade, até que finalmente ela nos atinja (...).
Neste estado indefinido [de desdobramento da consciência sexual], a personalidade [do espectador] torna-se, difusa, frouxa, atenta, simplesmente aberta, à espera daquele exato e singular instante (que pode surgir ou não) em que o verdadeiro desejo saltará para a tela como um cão que se lança para obter a sua recompensa" (Stephen Koch).

Nenhum comentário: