sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Profiling - arte e vigilância

Exposição recente em Nova Iorque -Profiling (Whitney Museum) - apresenta duas instalações que deslocam com humor as práticas de classificação de pessoas através dos sistemas de vigilância, rastreamento e composição de perfis em espaços públicos.
A instalação SVEN - Surveillance Video Entertainment Network (Amy Alexander, Jesse Gilbert, Wojciech Kosma, Vincent Rabaud e Nikhil Rasiwasia) entrecruza vigilância e espetáculo, montando um sistema que rastreia e captura imagens em tempo real das pessoas no espaço e as analisa segundo categorias previstas num programa computacional cujo algoritmo deve estimar o potencial "rock star". O video da instalação pode ser visto no YouTube.


Na segunda insatalação, Taken, de David Rokeby, duas telas lado a lado provêem diferentes leituras dos movimentos dos visitantes na galeria, justaponto a história acumulada dos movimentos monitorados e um "catálogo" que classifica os rostos dos visitantes segundo diversos adjetivos, como "faminto" ou "cúmplice", anexando randomicamente tais adjetivos às imagens dos visitantes em movimento. Outros trabalhos de Rokeby sobre rastros, monitoramento, vigilância e espaços públicos, como Seen (2002) e Silicon Remembers Carbon (1993-2000) potem ser vistos em seu site.


Este post vem do Carnet de Notes e do Ecrans.

Nenhum comentário: