terça-feira, 15 de abril de 2008

O cérebro decide


Sem muito procurar, a cada dia me deparo com uma nova técnica de previsão e antecipação, nos mais diversos domínios. Também são inúmeras as "boas novas" da neurociência no campo das técnicas de visualização do cérebro e suas funções. Uma pesquisa publicada recentemente na "Nature Neuroscience" (via Wired) reúne esses dois campos e propõe que o nosso cérebro toma decisões cerca de 7 segundos antes de estarmos conscientes destas. Noutros termos, segundo a pesquisa, no plano de tarefas simples, não é a consciência que decide, mas sim o cérebro. Ou ainda, as decisões conscientes são efeitos de decisões já tomadas pelo cérebro. E graças aos atuais "brain scanners", é possível prever decisões que serão tomadas por um sujeito antes que ele esteja consciente delas.

No período em que estudava mais seriamente os novos modelos de mente/cérebro formulados pela neurociência, costumava ver com interesse e certa satisfação os golpes na consciência e no idealismo que esses modelos materialistas efetuavam. Via em alguns deles, principalmente naqueles que derivam do neo-conexionismo (representados por autores como Edelman, Varela, entre outros) uma possibilidade de pensar o cérebro e reinseri-lo na história do pensamento sem cair no reducionismo biológico.

No entanto, alguns desdobramentos e apropriações dessas pesquisas colocam problemas éticos sérios. Um desses desdobramentos consiste em destituir a consciência, o desejo e as falas dos sujeitos pela suposição de que é mais acurado "auscultar" e visualizar "diretamente" o cérebro. Do neuromarketing às terapias cognitivo-comportamentais e a certos usos de psicotrópicos, tende-se a supor que o cérebro (e, claro, os cientistas que o conhecem) fornecem uma evidência irrefutável sobre os desejos, escolhas e afetos humanos, tornando desnecessário considerar o que pensam e dizem os sujeitos implicados nesses mesmos desejos, escolhas e afetos. Ressoa em minha memória um slogan do neuromarketing: "não é preciso que você nos diga o que deseja, pois o seu cérebro o diz melhor que você".

Um comentário:

paoleb disse...

oi. vou encontrar o andre amanhã. encontro vc quando? dia 29 ?