sábado, 3 de novembro de 2007

Bush e o caixa automático da vigilância

"O Estado vazio de Bush", artigo de Naomi Klein no Estado de S. Paulo, mostra como Bush vem terceirizando as ações de segurança em seu governo e engordando o setor da videovigilância, um dos mais lucrativos da economia anti-terror. Extratos abaixo:

"Se o governo é agora um caixa automático, talvez a guerra ao terrorismo seja mais bem compreendida não como uma guerra, mas como uma nova economia em expansão, uma economia baseada em desastre e instabilidade constantes. Nessa economia, a equipe de Bush não dirige a empresa exatamente. Ela antes joga o papel de capitalista de risco abonado sempre de olho em novas empresas de segurança iniciantes (curiosamente chefiadas por ex-empregados do Pentágono e da Segurança Nacional). Roger Novak, cuja empresa investe em companhias de segurança nacional, explica a coisa assim: “Cada fundo está procurando ver qual o tamanho da bolsa (do governo) e perguntando ‘como eu consigo um pedaço dessa ação? [...] A vigilância por vídeo é um dos setores mais lucrativos na economia da guerra ao terrorismo. Essa pode até ser uma grande notícia para os altos executivos da Blackwater, que criaram uma nova empresa privada de inteligência vendida como um “serviço único capaz de suprir necessidades de inteligência, operação e segurança”. Se o passado serve de referência, não há nenhuma razão para homens da Blackwater não serem contratados para espionar a Blackwater. Aliás, essa seria a expressão perfeita do Estado vazio que Bush construiu."

3 comentários:

paoleb disse...

Oi Fernanda. De pé amanhã 17:30?
Bj

Anônimo disse...

Olá Fernanda! O seu blog está muuuuito legal! Em todos os sentidos. Vou divulgá-lo nas redes que frequento. E tb comentar de vez em quando!
Um beijão,
Rogério da Costa

Fernanda Bruno disse...

Roger!! que grata surpresa te ver aqui! Fico muitíssimo feliz e honrada que tenhas gostado. Sim, divulgue nas suas redes e deixe aqui seus comentários muito bem-vindos quando puder. Obrigada!
A propósito, vc tem um blog??
beijos,
Fernanda