Um restaurante universitário na Holanda - o Restaurante do Futuro - monitora os seus clientes por meio de câmeras, sensores e softwares num projeto científico que visa compreender as razões dos hábitos alimentares e os meios de influenciá-los. Dentre os dispositivos de monitoramento e vigilância estão, por exemplo, cadeiras com sensores de batimento cardíaco, softwares capazes de detectar e analisar as expressões faciais durante as refeições e diante de certos estímulos planejadamente 'disparados' no ambiente, câmeras de vigilância com controle de zoom, permitindo monitorar remota e minuciosamente uma refeição e ver em que ordem se come os alimentos, o que é deixado no prato etc. A matéria e as imagens são do The New York Times.
3 comentários:
@Olá Fernanda, tudo bem? Meu nome é Márcia Grasieli, sou acadêmica do 6° jornalismo da UDC - FOZ. Fiz a postagem de uma matéria em meu blogge sobre jornalismo na Web "A velocidade que voçê precisa". Busco uma fonte com experiência no ramo para fazer um comentário sobre o assunto,na matária, defendo a rapidez com que a informação propaga na internet e a comudidade que traz para as pessoas. Vale nota para uma disciplina do curso. Visite www.marciagrasieli.blogspot.com. Desde já agredeço atenção!
Oi Marcia,
irei lá sim.
abs,
Fernanda
Nossa!
Será que precisamos mesmo de tudo isso para atingirmos a perfeição do atendimento ou dos serviços prestados?
Porque esta é a única razão que vejo para tanta vigilância.
E por que será que precisamos de tudo isso? Por que precisamos sempre ser perfeitos em tudo?
Ai... que angústia.
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