sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Arquivos de vigilância on-line


Esse post vem do meu "Alertas do Google", uma espécie de dispositivo de vigilância personalizado ao qual delego parte da tarefa de vigiar na rede notícias sobre vigilância. Hoje cedo recebi um "alerta" informando que um site recém-criado na Itália destina-se a ser um arquivo de imagens de vigilância que são catalogadas, classificadas e analisadas para fins de pesquisa diversos. Segundo a matéria da Agência ANSA, o Visor (Video Surveillance Online Repository), apelidado pela agência de "YouTube da segurança", permite que interessados colaborem inserindo ou visualizando vídeos de modo a construir um arquivo colaborativo para a comunidade científica pesquisar e testar sistemas de videovigilância. Visitei o site e como não fiz o download dos programas requeridos, não tive acesso a quase nada. Além de ver as próprias imagens, gostaria de saber como o site lida com as normas legais de divulgação de imagens capturadas por câmeras de vigilância e com as leis de proteção à privacidade. Trecho da referida matéria:
"O Video Surveillance Online Repository foi apresentado na Convenção da Associação Internacional para Reconhecimento de Formas (IAPR). "Visor faz parte do projeto europeu Vidivideo, que se dedica a novas técnicas para classificar os vídeos automaticamente, reconhecer similaridades entre os clipes e simplificar a busca por meio de pesquisas sobre dados visuais e de áudio", explica Rita Cucchiara, organizadora da convenção.
"Qualquer um pode carregar vídeos no portal, obviamente observando as regras de privacidade. Visor é um instrumento que recolhe imagens para a comunidade científica e serve para testar e confrontar os sistemas de vigilância em vídeo", acrescenta Rita.
Os vídeos apresentados em Visor são acompanhados de uma ficha com indicações de lugar, tipo de situação, câmera utilizada, horário e dia da filmagem. As fichas são escritas por meio de técnicas de anotação para algoritmos desenvolvidas pela universidade norte-americana de Maryland. (ANSA) "

2 comentários:

Coordenador do NETCCON.ECO.UFRJ disse...

Fernanda, bom dia, seu blog contnua claro nteressantíssmo. por gentileza como ativo um Alerta Google para mm? Grato Evandro

Fernanda Bruno disse...

Oi Evandro,
É simples: vc precisa criar uma conta google ou gmail e automaticamente aparecerá para vc a possibilidade de criar o alerta. Outro caminho é entrar no Google news e procurar a opção "criar alerta".
Espero ter ajudado. Boa sorte.
Um abraço,
Fernanda