quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Cibervigilância na China


A partir do dia 01 de setembro deste ano, pequenos avatares representando policiais virtuais farão a "ronda" nos sítios eletrônicos baseados em Pekim, aparecendo na tela dos usuários que navegarem por estes sítios, lembrando que eles estão sob contínua vigilância. Vejam matéria completa no Écrans.

2 comentários:

paoleb disse...

Ontem passei para meus alunos um filme totalmente trash "Violação de Privacidade" (The Final Cut no original) mas que apresenta uma situação bem interessante: em um futuro não muito distante, os pais têm a opção de instalar no cérebro dos bebês , intra-uterinamente, um implante, capaz de gravar num chip tudo o que o filho irá enxergar pelo resto da vida. quando a figura morre, os parentes contratam um editor para fazer um filmete da vida do sujeito, que é exibido numa cerimônia misto de funeral e sessão de cinema. bom, a partir disto vários problemas vêm à tona, infelizmente todos são tratados com aquela moral tosca de hollywood, o que é um desperdício...

Fernanda Bruno disse...

Interessante essa memória visual destacável, e ainda mais o seu uso funerário. Obrigada pela dica Paola, mas ainda estou esperando ansiosamente por aquela listinha preciosa de filmes sobre vigilância ;-))
beijos,
Fernanda