segunda-feira, 21 de julho de 2008

Intelligent Video Surveillance



A Paola Barreto, num comentário ao meu último post sobre a Axis Communication, chamou atenção para as vantagens adicionais das câmeras IP, que adiciona "inteligência" à vídeo-vigilância:
"uma das vantagens oferecidas pelos sistemas de videovigilância desenvolvidos por eles é a inteligência colocada no nível da câmera, e não dos gravadores de vídeo. Isto significa economia de espaço de armazenamento (uma das grandes questões trazidas pelo registro incessante de imagens) e de tempo para navegação pelas imagens armazenadas. As câmeras IP podem ser habilitadas para determinar se um evento tem relevância e merece ser enviado - para um central de monitoração, para um celular ou para a web."

Venho postando sobre alguns projetos que mostram como a adição de uma camada cognitiva à vídeo-vigilância vem sendo promulgada como a cereja do bolo das "soluções" de vigilância e segurança. As implicações biopolíticas, estéticas e subjetivas dessa vídeo-vigilância inteligente são inúmeras e a mesma Paola vem fazendo ótima pesquisa sobre o tema. Comenta em seu blog o revelador Caviar Test Case Scenarios, um programa de treinamento e aprendizagem de vídeo-vigilância com a finalidade de reconhecer situações e padrões comportamentais suspeitos. Economia da atenção, inteligência artificial preventiva e escopofilia da suspeita no mercado das soluções de vídeo-vigilância. Em breve nas ruas.

2 comentários:

paoleb disse...

Querida,
Merci pelas palavras! Me inspiram a desenvolver mais as idéias, em breve te mando o sucinto projeto France-Brésil (bem como o esqueleto da tese)
Vou enfim pegar o DVD do Der Riese amanhã com Amanda, além de trocar figurinhas, boas novas em breve, espero!
Bises

Fernanda Bruno disse...

Maravilha! Aguardo projeto, esqueleto e boas novas!
bjs