quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Perfis e RFID



A produção de perfis informacionais que projetem desejos, interesses, inclinações comportamentais etc vem se mostrando uma das principais máquinas identitárias de nossa cultura, sendo cada vez mais utilizada na orientação de escolhas e decisões em diversos setores. O mundo do consumo é pródigo em exemplos nesse sentido, especialmente os sítios de comércio eletrônico como a amazon.com. Um exemplo recente numa loja de departamentos na Alemanha mostra a incorporação do uso de perfis proativos a etiquetas RFID em roupas para fazer sugestões aos clientes. Ao escolher um casaco, por exemplo, o cliente recebe automaticamente sugestões de acessórios, sapatos ou outros itens que os perfis projetem como apropriados ou recomendáveis na combinação com o casaco escolhido. Um "espelho inteligente" e proativo projeta os desejos e interesses possíveis do cliente. A matéria é do blog de Roland Piquepaille da ZDNet, via Carnet de Notes.

Sobre a relação entre perfis informacionais, identidade e vigilância, ver meu artigo "Dispositivos de vigilância no ciberespaço: duplos digitais e identidades simuladas" na Fronteiras e, para entender e visualizar a construção dessas "fábricas do gosto" e seus produtos, ver artigo da Pattie Maes et allli.

2 comentários:

Alex Primo disse...

É melhor que um vendedor do lado de fora do provedor perguntando: "Quem sabe o senhor experimenta também este cinto e esta meia"! :-P

Fernanda Bruno disse...

Não resta dúvida!! Além disso há a vantagem de sermos poupados, ao menos por enquanto, dos incansáveis elogios duvidosos dos vendedores;-))
beijo,
Fernanda