quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Histeria, imagem e subjetividade



Recebi hoje um comunicado sobre uma conferência em torno de Augustine, paciente histérica interna da Salpêtrière que se tornou célebre pelas suas "atuações" no teatro da histeria conduzido por Charcot e testemunhado por Freud e por fotógrafos que criaram uma iconografia singular. Rever as imagens de Augustine é uma boa forma de lembrar e perceber um regime de visibilidade das subjetividades modernas: o olhar, o riso, os gestos, as poses, as curvaturas e contraturas do corpo expressam uma economia libinal plena de conflitos e tensões, de excessos e freios, uma sexualidade perturbadora, o desejo em êxtase, o corpo atravessado pelo sintoma que, dizia Freud, surgia "no lugar da lembrança". Toda uma dimensão não visível, latente, recôndita e inconsciente que constitui as subjetividades modernas segundo um regime de visibilidade marcado pelas tensões entre o que se mostra e o que se esconde, o dentro e o fora, o manifesto e o latente. O corpo exposto da histérica expressa o que não se diz nem se vê plenamente. Não por acaso, Charcot dirige todo o teatro da histeria que prenuncia o inconsciente, buscando demonstrar no corpo da histérica sob hipnose a verdade daquilo que só se revela malgrado qualquer vontade. Às acusações de manipular e forjar as crises histéricas no teatro da Salpêtrière, respondia ser simplesmente um "fotógrafo".

Ao lado das memórias disparadas pelas imagens de Augustine, vem a lembrança do belo livro de Didi-Huberman sobre a inconografia fotográfica da Salpêtrière: Invention de l'hystérie - Charcot et l'iconographie photographique de la Salpêtrière, e uma confissão pessoal: Augustine foi uma das minhas heroínas de juventude, em tempos de estudante de psicologia. A sua presença em minha memória é ao mesmo tempo um golpe narcísico, uma mordida do tempo, mas também uma pequena vitória da modernidade e da persistência dessas subjetividades que hoje parecem cada vez mais afastadas de nós, especialmente quando lidamos com os regimes de visibilidade progressivamente estendidos dos reality shows, blogs e fotologs.

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