quinta-feira, 23 de abril de 2009

Postos de saúde e câmeras de vigilância

A prefeitura de Foz do Iguaçu, no Paraná, instalou câmeras de vigilância e microfones em um Posto de Saúde para monitorar a qualidade do atendimento público. As imagens e o som são monitorados pelo gabinete do prefeito e pela secretária de saúde. A medida é muitíssimo questionável tanto do ponto de vista dos direitos dos trabalhadores quanto da privacidade dos pacientes. Segundo o Conselho Municipal e Saúde de Foz do Iguaçu, a medida é ilegal (via G1).
O uso de câmeras de vigilância para o monitoramento do trabalho tem se ampliado no Brasil e não se vê nenhuma discussão significativa sobre o tema.

Um comentário:

paoleb disse...

hoje, de volta de tiradentes na rodoviária novo rio, atravessei a rua para tomar um táxi, evitando o serviço oferecido pela empresa instalada na rodoviária e que opera fora do taximetro com valores fechados e exorbitantes. reparei na imponente câmera de vigilância instalada no alto do kiosque que anuncia o preço das corridas e comentei com meu filho caçula - campeão de repertoriar as câmeras de vigilância dos locais por onde passamos. o motorista do nosso veículo disse que a câmera é falsa e foi posta ali em cima para intimidar a atividade dos taxistas não mancomunados com o esquemão de propina que rola solto ali nos arredores. vixe! rio de janeiro, estou de volta!