A sociabilidade digital, nos últimos anos, vem sendo cada vez mais temperada com pitadas mais ou menos picantes de voyeurismo e vigilância em diversos ambientes virtuais. A terceira e mais recente versão do game The Sims, a ser lançada no dia 19 deste mês, traz, entre suas novidades, a possibilidade de os jogadores se movimentarem livremente de um lugar a outro sem ter que passar por uma tela de carregamento (load), encontrarem outros "sims", interagir com eles quando quiserem e... espiá-los pela janela ou mesmo filmá-los. Essas novidades investem em três processos correntes na cibercultura: mobilidade, sociabilidade e voyeurismo.
A outra ponta das pulsões escópicas contemporâneas - a da vigilância - também se faz presente nos games, sobretudo pela via artística e estética. O projeto SimVeillance mistura videovigilância e o game The Sims 2:
No âmbito estético, os movimentos mecânicos das câmeras de vigilância encontram ressonância na arquitetura ortogonal das cidades e no sistema de coordenadas que organiza as telas dos jogos eletrônicos, promovendo um olhar mecânico ou geométrico. Alguns trabalhos de video que exploraram as relações entre jogos, cidades e vigilância: Nyc nac solo (J-C. Mocick, 1989), Chicago Flipper (Franck Scurti, 1997), conforme referências de Françoise Parfait (Video: un art contemporaine, Paris: Editions du regard, 2001).
2 comentários:
tão ótimas as dicas por aqui.
este livro faz um bom levantamento de artistas e obras.
o the sims conheço pelo meu filho, que é addicted e criou uma familia a nossa imagem e semelhança...
Gracias querida! Sim, gostei desse livro; é panorâmico mas com boa seleção e visada. Aliás, vou conferir o que de fato tem nesse Sims 3 - o lançamento é hoje.
beijos,
Fernanda
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