sexta-feira, 27 de julho de 2007

Anonimato na rede - Tor


Acabo de tomar conhecimento de um sistema anônimo de navegação na Internet: o Tor. O sistema é um conjunto de ferramentas que permite navegar, publicar conteúdo, trocar mensagens etc driblando a censura e salvaguardando a privacidade e o anonimato. Em suas palavras:

"Tor pretende defender contra a análise de tráfego, uma forma de vigilância que ameaça o anonimato pessoal e a privacidade, a confidencialidade dos negócios e relacionamentos, e a segurança de estados. As comunicações são enviadas através de uma rede distribuída de servidores chamados onion routers, protegendo-nos de sites Web que constroem perfis com os nossos interesses, pequenos espiões que lêem os nossos dados ou registam que sites visitámos."

O sistema é distribuído como software livre e seus chamados "serviços ocultos" permitem que seus usuários ocultem a sua localização e a sua identidade. E quanto maior for o número de usuários de Tor, maior é a sua eficiência, pois ele os esconde entre muitos outros usuários da rede, distribuindo as transações por diversos pontos na Internet, de modo que nenhum ponto particular pode ser identificado a um destino específico. Assim, quanto mais diversificada for a base de usuários, maior é a garantia de anonimato.

"A ideia é semelhante a usar um caminho sinuoso, difícil de seguir, e periodicamente apagando as nossas pegadas, com o intuito de despistar alguém que nos siga. Em vez de seguirem uma rota directa desde a origem ao destino, os pacotes na rede Tor seguem um caminho aleatório através de diversos servidores, que ocultam a sua passagem, de modo a que nenhum observador, em nenhuma parte do percurso, seja capaz de determinar de onde vêm os dados nem para onde se dirigem."

Conforme consta em seu site, organizações não governamentais, empresas, jornalistas, grupos como Indymedia e grupos ativistas como Electronic Frontier Foundation (EFF) usam e/ou apoiam o Tor como forma de garantir a segurança de seus membros e a liberdade civil. Hoje, uma matéria do Threat Level noticia que extremistas islâmicos usam Tor para propaganda e difusão de instruções terroristas. Um dos diretores do Projeto Tor responde que centenas de milhares de não terroristas utilizam Tor:

"Tor is used widely by some non-jihadists, here and there. Hundreds of thousands of them. I spoke at a global Amnesty International conference last month. Reporters without Borders promotes Tor (Tor btw, not TOR). As does Global Voices OnlineAnd Human Rights WatchNot to mention EFF and such. (...)"

2 comentários:

Bia Martins disse...

Oi Fernanda,
O blog está 10!! Muito interessante mesmo. Parabéns!!
Bia

Fernanda Bruno disse...

Ei Beatriz! Obrigada!
beijos,
Fernanda