domingo, 22 de novembro de 2009

A partilha das imagens: arte, visualidade e filosofia com Marie-José Mondzain

A partilha das imagens: arte, visualidade e filosofia com Marie-José Mondzain

A Universidade Federal do Rio de Janeiro convida para um encontro com a filósofa francesa e historiadora da arte Marie-José Mondzain, através de duas conferências que serão realizadas nos dias 24 e 25 de novembro, entre 19:00 e 22:00h, na Central de Produção Multimídia (CPM) do campus da Praia Vermelha.


Marie-José Mondzain é diretora de pesquisa do CNRS (espécie de CNPq da França), membro do Conselho Científico do Collège International de Philosophie e diretora do grupo de pesquisas “Observatório das Imagens Contemporâneas”, onde colabora regularmente com realizadores de cinema, vídeo, diretores de teatro, artistas de circo e do campo da fotografia. Considerada um dos nomes mais respeitados dos estudos sobre a visualidade, Mondzain possui uma obra refinada, baseada em uma filosofia das imagens, que tem sido cada vez mais explorada pelos campos da arte, da filosofia e dos estudos de mídia. Passando por discussões que vão desde a iconofilia e a iconoclastia no império bizantino, aos recentes tratamentos das imagens pela mídia, pelo cinema e pelas novas tecnologias, o instigante trabalho de Marie-José Mondzain propõe identificar efeitos de continuidade e ruptura na administração das visibilidades, examinando suas diversas etapas desde a antigüidade até a atualidade.

As reflexões de Marie-José Mondzain tornaram-se fundamentais para todos aqueles que se propõem a pensar e debater o estatuto político e filosófico da imagem, do espectador e do espetáculo no mundo contemporâneo. Na primeira conferência Mondzain fará uma síntese de seu trabalho, esclarecendo os elementos principais que atravessam sua filosofia das imagens. Na segunda conferência, a filósofa fará uma discussão sobre arte, imagem e poder a partir de uma análise do filme “Das Stahltier” (O Animal), dirigido em 1936 por Willy Zielke, um dos fotógrafos mais conhecidos do cinema do expressionismo alemão e assistente de câmera de Leni Riefenstahl. Este raro filme de 71 min, dotado de uma sofisticada linguagem vanguardista, produzido na Alemanha nazista e proibido por Joseph Goebbels, será exibido antes da
conferência, às 18:00h.

Inscrições: artefissil@gmail.com

O encontro é gratuito e os certificados serão emitidos para aqueles que comparecem nas duas conferências.


Haverá tradução
nas duas conferências

Endereço

Av. Pasteur, 250 - fundos

Praia Vermelha - Rio de Janeiro / RJ


Realização

Escola de Belas Artes e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

(EBA/UFRJ)

Escola de Comunicação e Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura

(ECO/UFRJ)

Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e Programa de Pós-Graduação em Filosofia

(IFCS/UFRJ)


Organização

Fernanda Bruno (ECO)

Tadeu Capistrano (EBA)

Frederico Carvalho (EBA)

Fernando Santoro (IFCS)

Um comentário:

Unknown disse...

http://ctrl-v.net/jornada/