quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

#Dronehackademy



Os drones talvez sejam a máquina mais sintomática do nosso tempo, por ora. Máquina modelo da atual guerra ao terror, em que o ângulo de visão e de tiro coincidem na linha de mira de um pós-humanismo brutal. Matar sem poder morrer: violência cuja assimetria e unilateralidade extremas redefinem, conforme G. Chamayou (Teoria do Drone) a concepção da guerra. Do combate ao assassinato seletivo (e à distância). Para além da guerra, e ironicamente, essa máquina assume recentemente mil e uma utilidades e alimenta uma indústria que cresce vertiginosamente.
Como lidar com essa máquina e seus ardis? A #dronehackademy, projeto coordenado por Pablo de Soto e Lot Amoros no MediaLab.UFRJ, com apoio da Rede LAVITS, enfrenta a questão.
Documentação da primeira edição da #dronehackademy aqui.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

A Vida Secreta dos Objetos 2015





















Em agosto de 2015 A Vida Secreta dos Objetos esteve de volta ao Rio de Janeiro, dando continuidade ao evento inaugurado em 2012. Este ano, o instigante Simpósio dedicou-se ao subtema “Ecologias da Mídia” e aconteceu em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. Um prazer e uma honra participar mais uma vez desse belo encontro.
A programação e os registros da edição carioca estão no site do Simpósio.
Abaixo, o resumo da minha conferência Contramanual para tecnologias smart: algoritmo, controle, tempo":
Uma parte significativa da paisagem de dados por onde trafegamos é modulada por algoritmos que alimentam-se de nossas ações, alegam ‘aprender’ com elas e nos ofertam uma paisagem personalizada que projeta o que supostamente desejamos ver, consumir, ouvir, ler, conhecer preferencialmente. Tais algoritmos, nutridos por imensos volumes de dados variados e dinâmicos, animam a vida secreta das tecnologias, ambientes, plataformas e serviços ditos inteligentes. Tão “smart” quanto opacos.
Como ver, apreender, narrar essas máquinas que nos fazem visíveis e que no entanto escapam à nossa percepção e ação? Como negociar com elas, como contestá-las, contrariá-las e eventualmente sabotá-las? Encaminharemos nesta conferência interrogações sobre as políticas de visibilidade, a escala e a agência do controle algorítmico, que incide especialmente sobre o tempo, sobre como ver adiante e agir antes.

LAVITS 2015: Simpósio, Videos, Anais

























A LAVITS - Rede latino-americana de estudos em vigilância, tecnologia e sociedade, criada em 2009 por um grupo de pesquisadores inquietos com a penetração crescente de práticas e tecnologias de vigilância em nosso cotidiano, realizou em maio de 2015 o seu terceiro Simpósio Internacional no Rio de Janeiro. Simpósio fértil em ideias, diálogos, intercessões e trocas, abrigados sob a temática geral "Vigilância, Tecnopolíticas, Territórios. Ao longo de três dias reunimo-nos em torno de conferências, seminários temáticos, oficinas, intervenção audiovisual e um seminário aberto que fechou o evento.
A programação completa pode ser conferida no site do III Simpósio LAVITS, bem como os Anais com os trabalhos apresentados nos seminários temáticos. Os videos das conferências podem ser vistos aqui.