segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

A Vida Secreta dos Objetos 2015





















Em agosto de 2015 A Vida Secreta dos Objetos esteve de volta ao Rio de Janeiro, dando continuidade ao evento inaugurado em 2012. Este ano, o instigante Simpósio dedicou-se ao subtema “Ecologias da Mídia” e aconteceu em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. Um prazer e uma honra participar mais uma vez desse belo encontro.
A programação e os registros da edição carioca estão no site do Simpósio.
Abaixo, o resumo da minha conferência Contramanual para tecnologias smart: algoritmo, controle, tempo":
Uma parte significativa da paisagem de dados por onde trafegamos é modulada por algoritmos que alimentam-se de nossas ações, alegam ‘aprender’ com elas e nos ofertam uma paisagem personalizada que projeta o que supostamente desejamos ver, consumir, ouvir, ler, conhecer preferencialmente. Tais algoritmos, nutridos por imensos volumes de dados variados e dinâmicos, animam a vida secreta das tecnologias, ambientes, plataformas e serviços ditos inteligentes. Tão “smart” quanto opacos.
Como ver, apreender, narrar essas máquinas que nos fazem visíveis e que no entanto escapam à nossa percepção e ação? Como negociar com elas, como contestá-las, contrariá-las e eventualmente sabotá-las? Encaminharemos nesta conferência interrogações sobre as políticas de visibilidade, a escala e a agência do controle algorítmico, que incide especialmente sobre o tempo, sobre como ver adiante e agir antes.

Nenhum comentário: