2009

19:55 , 0 Comments


Este blog termina o ano com muitos posts não publicados, arquivados em estado de rascunho pela absoluta falta de tempo das últimas semanas. Falta que pressionou 2008 do início ao fim.
Para 2009, outro tempo, "em favor, eu espero, de um tempo por vir". A paráfrase dessa mais que repetida passagem é só um pretexto para ir mais longe no tempo e lembrar de sua infância, com Heráclito, num de seus fragmentos mais conhecidos:

"O tempo é uma criança, criando, jogando o jogo de pedras; vigência da criança".

Feliz 2009 a todos!!

"O vigor de cada dia é um" (Heráclito).

0 comentários:

Composição nº 4 para circuito de vigilância


A Paola Barreto vem realizando uma série de "composições para circuito de vigilância" que, em suas palavras, são experimentações com circuito de vídeo e cinema ao vivo. Tive o prazer de assistir duas das suas composições e gosto especialmente das tensões entre a imagem em tempo real das câmeras de vigilância e as interferências sonoras, que oscilam entre diferidas, gravadas, ao vivo (fruto da parceria com o músico Dave Cole). Gosto também da posição "espectatorial" liminar em que somos colocados com a transposição do dispositivo CCTV para o dispositivo Cinema-performance. Vale a experiência e a quarta composição da série acontecerá neste domingo, dia 07 de dezembro, como parte da programação do DorkbotRio. No Circo Voador, das 19 às 22 horas.

1 comentários:

MASP e vigilância


O novo sistema de vigilância do Museu de Arte de São Paulo/Masp conta com sensor de detecção de movimento e alterações na imagem, assegurando que os quadros permaneçam em seu lugar "devido" e que os visitantes (e possíveis ladrões) não se aproximem muito da obra. Qualquer movimento fora do padrão previsto pelos programas incorporados às câmeras de vigilância aciona mensagens de voz e alarmes. Além disso, as 96 câmeras do novo sistema de vigilância pretendem eliminar os pontos cegos e cobrir todo o espaço de museu e também parte do espaço público no seu entorno. As câmeras externas têm um zoom bastante potente, com aproximação de até 444 vezes, permitindo visualizar com nitidez e detalhes o que se passa nas proximidades do MASP tanto de dia quanto de noite (elas podem ver e registrar no escuro), esteja o vigia desperto ou dormindo (as câmeras são programadas a emitir avisos aos operadores de câmera). Tudo isso conforme a matéria no UOL Entretenimento (a sessão é sintomática ;-), onde há vídeos do sistema em funcionamento.

1 comentários: